Wednesday, January 24, 2007
Curso de acesso ao MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas.
MÓDULO: Educação e Tecnologia
PROFESSOR(A): MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA - Faced/UFBA
EMENTA
Educação, ciência e tecnologias. A produção do conhecimento científico na modernidade e na contemporaneidade. A sociedade contemporânea e os novos recursos de comunicação. Características básicas da cibercultura: redes, hipertextualidade, interatividade, virtualidade. Inclusão digital: políticas governamentais e competências básicas necessárias para desencadear processos de inclusão digital, a partir da constituição de comunidades virtuais, da produção e socialização de conhecimentos. As tecnologias como estruturantes de novas práticas educativas.
OBJETIVOS
- Estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação
- Compreender como as Tecnologias de Informação e Comunicação alteram as nossas relações com o espaço, o tempo e o conhecimento
- Analisar os novos "cenários" contemporâneos para produzir, ensinar e aprender - as redes - com ênfase ao papel do professor nas sociedades tecnológicas
- Desenvolver competências básicas para a inclusão digital, desencadeando· processos de ensino-aprendizagem voltados para a busca, análise e tratamento de informações, criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem e produção multimidiática
- Estimular atitudes favoráveis diante do uso de tecnologias na educação como elementos estruturantes de diferentes possibilidade de práticas educativas e de formação dos cidadãos no mundo contemporâneo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A sociedade contemporânea:
- As crises do conhecimento científico
- A nova relação com o saber
- Inclusão digital e software livre
Ciberespaço:
- cibercultura
- hipertextualidade
- interatividade
- comunidades virtuais
As tecnologias e a educação
- Dimensão estruturante das tecnologias
- Educação a Distância
- Programas governamentais brasileiros – Proinfo; TV Escola; Rádio Escola; Mídia Escola, Rived,
METODOLOGIA
No curso, estaremos produzindo conhecimento através de leituras, discussões, análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis na rede, seminários. Estaremos também prolongando os estudos e as discussões via lista de discussão, blogs, e chats.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados com base nas competências que forem desenvolvendo ao interagirem com as tecnologias, nas produções escritas, na participação e envolvimento nos trabalhos desenvolvidos durante o curso.
BIBLIOGRAFIA E OUTRAS FONTES
AFONSO, C. A. Internet no Brasil: o acesso para todos é possível? Policy Paper - ILDESFES; Friedrich-Ebert-Stiftung, n. 26, setembro de 2000, 20 p.
ALMEIDA, Conceição; DIAS, Paulo, et al. Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na web. V Congresso Galego-português de psicopedagoxía. N. 4, vol. 6, ano 4º, 2000. (Actas)
BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. pp. 70-81
BONILLA, Maria Helena. Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
BONILLA, Maria Helena. Inclusão digital e formação de professores. Revista de Educação, Lisboa. 2002.
BONILLA, Maria Helena Silveira. A internet vai à escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997. (Coleção trabalhos acadêmico-científicos. Dissertação de mestrado). Disponível em http://www.faced.ufba.br/~bonilla/dissertacao/dissertacao.htm - Capítulo II - O caminho das novas tecnologias até a escola
BONILLA, M. H. O Brasil e a alfabetização digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, 13 de abril de 2001, p. 7.
BRASIL. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em: http://www.socinfo.org.br/
DIAS, Paulo. Comunidades de Aprendizagem na Web. INOVAÇÃO, Lisboa, v. 14, n. 3, 2001a. p. 27-44.
DIAS, Paulo. Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, 2000b. p. 141-167.
FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a Educação a Distância. In: PRETTO, Nelson De Luca e (org.). Globalização & Educação: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. p. 59-77.
GUIMARÃES JR, Mário José Lopes. A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade. 1997. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html
LEMOS, André. Andar, clicar e escrever hipertextos. 1998. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/hipertexto/andre.html.
LEMOS, André. Cibercultura: técnica, sociabilidade e civilização do virtual. In: PRETTO, Nelson De Luca; (org.). Globalização & Educação: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. p. 78-97.
LEMOS, André. Morte aos portais. 2000. Disponível em: http://www.ufba.br/~pretto/textos/so%20na%20net/currais/abaixoo%20portais.htm
LEMOS, André; CARDOSO, Cláudio, et al. Uma sala de aula no ciberespaço: reflexões e sugestões a partir de uma experiência de ensino pela Internet. Bahia Análise & Dados, Salvador, SEI, v. 9, n. 1, julho 1999. p. 68-76.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
PICANÇO, Alessandra de Assis. Educação a Distância a Outros Nós: Uma análise das telessalas do Telecurso 2000 coordenadas pelo SESI na Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2001. (capítulo II - Fio e rede: alguns pontos da discussão sobre EaD). Disponível em http://www.moodle.ufba.br/file.php/67/fio_e_rede.pdf
PICANÇO, Alessandra; LAGO, Andréa, et. al. Conversando sobre interatividade. 2000. Disponível em http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html
PRETTO, Nelson De Luca. O futuro da escola. Disponível em http://www.ufba.br/~pretto/textos/jb281199.htm
PRETTO, N. D. L; BONILLA, M. H. S.. Sociedade da informação: democratizar o quê? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 fevereiro, seção Internet.
PRETTO, Nelson De Luca. Estudo Errado: Educação em Tempos de Pós-Modernidade. In: PRETTO, Nelson De Luca; (org.). Globalização & Educação: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. p. 98-114.
PRETTO, Nelson De Luca; SERPA, Luis Felippe Perret. A educação e a sociedade da informação. In: Dias, Paulo; Freitas, Candido Varela de. Challenges 2001. Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 2001, p. 21-41.
PRETTO, Nelson. Bibliotecas digitais e Internet: em busca da produção coletiva de conhecimento. Disponível em http://www.ufba.br/~pretto/textos/bvs.htm
RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Revolução Digital: Mundo Livre S/A. IstoÉ, 1801, 14 de abril de 2004. Disponível em http://www.terra.com.br/istoe/1801/ciencia/1801_mundo_livre_sa.htm
RIBEIRO, José Carlos S.; JUCÁ, Vládia Jamile. Hipertextualidade e cultura contemporânea. 1998. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/Hipertexto/experien.html
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão Digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004
TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascenção da geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999. 322 p. (cap. 1 a 4)
LINKS
TV Escola - http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=65&Itemid=195
Proinfo - http://www.proinfo.mec.gov.br/
Rádio Escola - http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=155&Itemid=292
Mídia Escola - http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=190&Itemid=333
RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação - http://rived.proinfo.mec.gov.br/
SEED (Secretaria de Educação a Distância do MEC) - http://portal.mec.gov.br/seed/
eTwinning - Ligando escolas na Europa -http://www.etwinning.net/ww/pt/pub/etwinning/about_etwinning.htm
Centro de Referência em Educação - http://www.crmariocovas.sp.gov.br/
Cidade do Conhecimento – USP - http://www.cidade.usp.br/
Escola do Futuro – USP - http://www.futuro.usp.br/
Biblioteca Virtual de Educação a Distância - http://www.prossiga.br/edistancia/
Periódicos CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/
portal de acesso livre da CAPES - http://acessolivre.capes.gov.br/
Biblioteca Virtual do Estudante - http://www.bibvirt.futuro.usp.br/
ANPED (ver especialmente GT 16) - http://www.anped.org.br/
Educarede - http://www.educarede.org.br/
A Universidade Virtual no Brasil - http://www.iesalc.unesco.org.ve/programas/internac/univ_virtuales/brasil/vir_br.pdf
Inclusão Digital e Software Livre
Portal de Inclusão Digital do governo federal - http://www.idbrasil.gov.br/
Projeto Inclusão Digital em software Livre - http://www.idbrasil.org.br/
Projeto Software Livre Bahia - http://www.psl-ba.softwarelivre.org/
Projeto Software Livre Brasil - http://www.softwarelivre.org/
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI - http://www.iti.br/
RSD - Revista da Sociedade Digital - http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/hemeroteca/rsd/rsd011201/rsd011201.pdf
Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP (CIDEC) - http://cidec.futuro.usp.br/
Mapa da exclusão digital - http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/apresentacao.htm
1ª Oficina para a inclusão digital - http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp?conteudo_id=839&secao_id=94
E-gov - http://www.governoeletronico.gov.br/
Projeto Sampa.org - http://www.sampa.org/
Rede de Informações para o Terceiro setor - http://www.rits.org.br/
Tabuleiro Digital - http://www.tabuleiro.faced.ufba.br/